Terça-feira, 30 de Junho de 2009

UM POUCO DE PAPO SÉRIO

 

Assistindo de soslaio ao noticiário sobre a crise em Honduras, eu jurava que se tratava de mais um aloprado bananeiro latino-americano sendo deposto por "fuerzas revolucionarias", como um Fulgêncio Batista redivivo.

 

Mas aí, haha!, eis que vejo o tal Manuel Zelaya abraçado com Hugo Chavez.. "Não deve ser boa coisa", pensei e, curioso, fui pesquisar sobre o assunto. Ora, ora, não é que nosso heróico presidente deposto é "assim, ó" com Raúl Castro, Pé-no-Huevo Morales, Rafael Correa e outros "mestres" na arte da democracia?

 

Dá uma olhada nessa rapaziada esperta abaixo (Zelaya é o Freddie Mercury de óculos):

 

 

Aí você argumenta: "Caralho, Bovinus! Chefes de Estado recebem uns aos outros!". Recebem, claro!  Não em ocasiões como essa, que foi a comemoração de 10 anos de Hugo Chávez no poder. Esse tipo de evento não é oficial: é só para gente do clubinho. E que clubinho! Até Lula achou que seria sujeira ir e não foi...

 

"Mas Bovinus, você apóia um GOLPE DE ESTADO? Você concorda com isso?", é o óbvio raciocíno de quem leu até aqui e ainda não atinou com a lógica.

 

Para mim o noticiário está dando muita ênfase a essa história do "golpe", sem explicar nada do porque. "Meu Deus, Bovinus, você pirou de vez! Golpe é golpe! Não pode!", diria um justiceiro social de plantão. Tecnicamente, golpe é golpe como faca é faca e Gisele Bundchen é Gisele Bundchen. Mas vocês sabem o que essa rapeize "bolivariana" estava aprontando em Honduras? O fato de um presidente ter sido "eleito pelo povo" dá a ele o poder de solapar a democracia criando uma Constituição a seu bel-prazer? Para mim e para qualquer pessoa de bom senso, não.

 

Leiam os jornais de Honduras, que são, por definição, as fontes primárias desse troço.

 

 

Claro, o país está longe de ser um mar de rosas onde todos estão felizes pela derrubada de Zelaya. Há insatisfeitos, confusão, quebra-pau, como bem mostram esses mesmos jornais. Mas pelo que se vê na Imprensa brasileira parece que um anjo-redentor-amigo-dos-trabalhadores-e-oprimidos foi deposto por uma sórdida trama do capital ianque. E o negócio é bem diferente.

 

"Não é possível, Bovinus! Então você apóia todo o cortejo de crueldades de um regime militar?", estrebucha o justiceiro. Não, não apoio NENHUM regime de exceção, ao contrário de quem espezinha a ditadura brasileira e se baba orgasticamente pela cubana. Meu repúdio pelos DOIS regimes, bem como a todos os que não sejam a velha e boa democracia representativa com alternância de poder é bem conhecido (pelo menos pelas pessoas que me conhecem, né?). Desejo que os milicos hondurenhos garantam novas eleições e preservem a constituição, saindo de cena logo depois. Se o povo vai eleger um outro Zelaya é outra história, mas as instituições devem ser preservadas de gente como Chavez, Castro, Morales, Correa e de sua peculiar concepção de democracia.

 

O que dá uma dor no coração é ver a tal Latino-America pulando de erro em erro: da colonização estupradora às ditaduras militares e agora ao chavismo.

 

Os jornais de Honduras (pelo menos os que eu achei):

 

http://www.elheraldo.hn/

http://www.tiempo.hn/

http://www.laprensahn.com/

http://www.hondudiario.com/

http://www.latribuna.hn/web2.0/

 

Um artigo interessante de Mary Anastasia O´Grady, do Wall Street Journal, um dos mais didáticos que li sobre o caso:

 

http://online.wsj.com/article/SB124623220955866301.html#mod=article-outset-box

 

 

 

publicado por BMNQ bovinusmamare às 18:01
| Comente
1 comentário:
De Gusta a 2 de Julho de 2009 às 21:01
Perdoe o off-topic mas julgo importante:

A Agência Senado quer saber a opinião dos seus leitores.
"Você é a favor ou contra a adesão da Venezuela ao Mercosul?"

Acesse o endereço abaixo e vote no lado direito da página em ENQUETE.

http://www.senado.gov.br/agencia

Vamos lá!!!!


Comentar post

.O dono da bodega

.pesquisar

 

.Fuleiragens

. MUNDO LOCO 1

. AMANTE LATRINO

. FODEU

. ÇO-LE-TRA-NU

. PRODUCTUM DE ORGANIZATORE...

. ADENTRISMOS

. ELE DEU O RÁDIO, ELE DEU ...

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. GEORGE OBUSH, BARACK BUSH...

.Arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.Bovinus Mamare recomenda

.subscrever feeds