Segunda-feira, 23 de Março de 2009

"CRÁSSICOS" DA MÚSICA - PARTE 1

 

Quer fazer um grande favor a você mesmo?

 

Clique na foto abaixo e despeje para seu HD esse clássico.

 

 

O Patrão sabe das coisas. Em 1982 ele fez o impensável para a época: pegou um gravador de 4 canais e foi para casa onde, munido de um violão e de uma gaita, registrou dez canções emocionantes (colocou, é verdade, umas percussões e umas guitarrinhas depois).

 

Três acordes, belas melodias, um ou outro firú-firú na gaita e, principalmente, uma espantosa capacidade de retratar vidas de americanos comuns, white-trash, de cidadezinhas mequetrefes.

 

Histórias reais  contadas em primeira pessoa, como a de Charles Starkwheater que em 1958, junto à namorada de 14 anos, matou 11 pessoas em Lincoln, Nebraska (a música-título).

 

Casos fictícios e tristes como o do sargento Joe Roberts ("Highway Patrol Man"), também cantado em primeira pessoa, e que mostra o dilema do patrulheiro entre cumprir a lei e livrar a cara do irmão que está sempre se metendo em confusão. No final, depois de mais uma de Frank (o irmão-alma), prevalece a frase do refrão: "A man turns his back on his family, he just ain´t no good".

 

Fictícias e de um triste saudosismo como "Mansion on the Hill", quando um moleque lembra de sua infância ao lado do pai e da irmã, tendo como pano de fundo a inatingível mansão.

 

Ou como "Johnny 99", sobre um trabalhador que após ser demitido de uma fábrica de automóveis, pira, toma todas e mata o dono de uma loja de conveniência, pegando 99 anos de prisão.

 

Esse é o universo do Patrão: sombrio, melancólico e ao mesmo tempo de uma beleza quase selvagem.

 

PS 1.: A história de "Highway Patrol Man" virou filme em 1991: The Indian Runner, de Sean Penn. Eu não vi o filme, mas fiquei curioso, pois é uma adaptção literal: tem os irmãos Joe e Frank Roberts, a "musa" Maria, etc. Vou correr atrás.

 

PS 2.: Em 2000 a Subpop reuniu um time de artistas para fazer um tributo ao disco. O resultado é Badlands: a Tribute to Bruce Springsteen´s Nebraska. Estou baixando o bendito e por essa razão obvia não posso dizer nada ainda. Sei que tem Ben Harper, Son Volt, Johnny Cash, Los Lobos (!!) e Chrissie Hynde.

 

 

PS 3.: Por falar em Johnny Cash, ele é responsável pelo assassinato de duas das melhores canções do Nebraska, muito antes do tributo, em 1983: suas leituras de "Highway Patrol Man" e "Johnny 99" estão entre as coisas mais tenebrosas do universo.

 

 

 

publicado por BMNQ bovinusmamare às 14:37
| Comente

.O dono da bodega

.pesquisar

 

.Fuleiragens

. MUNDO LOCO 1

. AMANTE LATRINO

. FODEU

. ÇO-LE-TRA-NU

. PRODUCTUM DE ORGANIZATORE...

. ADENTRISMOS

. ELE DEU O RÁDIO, ELE DEU ...

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. GEORGE OBUSH, BARACK BUSH...

.Arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.Bovinus Mamare recomenda

.subscrever feeds