Sábado, 7 de Março de 2009

TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ

 

 

 

Tropa de Elite 2 vem aí, e Capitão Nascimento himself já está dizendo que o filme vai ser “mais provocador” que o primeiro. Duvido .
“Tropa I” causou alvoroço porque:
1)      Rompeu um longo período de glorificação do crime e dos criminosos no cinema nacional, mostrando o policial como um herói. Com métodos não lá muito ortodoxos, mas um herói.
2)      Atirou na cara da classe média que fuma maconha e cheira pó que o simples fato de fazê-lo é o maior motor da criminalidade da qual eles tanto reclamam e contra a qual promovem tantos eventos “da paz”.
3)      Mostrou a promiscuidade entre a bandidagem e as ditas “organizações” que realizam “trabalhos sociais”, além do total despreparo e alienação dos estudantes universitários;
Por mostrar essas obviedades o filme foi acusado de ser “de direita”, esse xingamento infalível que só funciona num país onde, de fato, ela inexiste. O diretor José Padilha e o próprio Wagner Moura foram de tal forma acossados pela tchurma politchicamentche correta encastelada na mídia, ONGs e “movimentos sociais” que não conseguiam dar uma entrevista sem se explicar, contritamente, que discordavam de quase tudo que era mostrado ali. Eu mesmo vi uma palestra de Rodrigo Pimentel – ex-capitão do BOPE e um dos roteiristas do filme – aqui no Recife onde ele só faltou defender a legalização da maconha...
Isto posto, vocês sinceramente acham que vai vir por aí um filme com a mesma dose de verdade e virulência de Tropa I?
Pago pra ver. E para queimar minha língua.

 

publicado por BMNQ bovinusmamare às 01:15
| Comente
2 comentários:
De Ivanzinho a 10 de Março de 2009 às 20:19
Felipe,

Tem uma coisa que eu acho do caralho em Tropa de Elite. É a de que é um filme que tem vários filmes nele, que permite vários olhares, dependendo da maneira com que se olha e quem tá olhando.

Eu e vc temos um monte de coisa em comum e mesmo assim a gente consegue ver o filme diferente. Vc disse três coisas e eu vou dizer mais três

1) O filme é o primeiro que abre as feridas da polícia indo além do "os home são corrupto e violento". Ele explica quase didaticamente quais são os problemas da polícia 'do mal' (corrupta) e 'do bem' (assassina e torturadora). Também mostra os policiais como nunca foi mostrado: como gente que tem desejos, ambições, bastante qualidade. Não são heróis, são pessoas iguais a eu e vc.

2) O filme é o primeiro que mostra a ineficiência do aparelho policial em combater o tráfico de drogas justamente por afirmar categoricamente que o problema das drogas não é uma questão de polícia. O Capitão Nascimento acha - e diz categoricamente - que a policia deveria ter mais o que fazer além de perseguir maconheiro.

3) Mostra o distanciamento da classe média com o mundo 'real' das ruas, porque - acho que concordo com vc - discutir numa aula de filosofia e fazer passeata pela paz é bem mais fácil do que fazer alguma coisa para interferir na realidade em que se vive.

Ah, e tanto Pimentel quanto Moura e Padilha deram várias entrevistas dizendo que são a favor da descriminalização da maconha.

Como vc, duvido que o Tropa de Elite 2 cause tanto impacto. O Tropa 1 é um marco que começou pela distribuição maciça através de cópias vendidas em carrinhos e camelôs. Nenhum outro filme antes dele teve tanto público entre as camadas mais diversas da população.

Além, é claro, de ter sido um filme ducarai!


De bovinusmamare a 10 de Março de 2009 às 23:36
Grande Morales!

Seguinte: também subscrevo praticamente tudo que escreveste. Só faço uma ressalva com relação ao "herói" (sustentando-o): o povo vibrou, sim, com o Capitão, porque tava cansado de ver tanta gente "igual a mim e a você", só que do outro lado da moeda, sacas?

Outra: o problema, repito, não é do filme, nem dos espectadores: é de setores (amplos, diga-se de passagem) da intelectualidade "iluminada" que sentiu, literalmente, ofendida. Uma coisa é um cara como você, que tem suas convicções e as expõe da forma consagrada pela sociedade: a argumentação civilizada. Outra é o exército de rotuladores que não aguenta ver a "patota" mostrada de outra forma.

É isso, brother. Seja sempre bem vindo com essas provocações!

E PELO SPORT TUDO, PORRA!!!
:)

Abs


Comentar post

.O dono da bodega

.pesquisar

 

.Fuleiragens

. MUNDO LOCO 1

. AMANTE LATRINO

. FODEU

. ÇO-LE-TRA-NU

. PRODUCTUM DE ORGANIZATORE...

. ADENTRISMOS

. ELE DEU O RÁDIO, ELE DEU ...

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. FÉROLAS PUTEBOLÍSTICAS

. GEORGE OBUSH, BARACK BUSH...

.Arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.Bovinus Mamare recomenda

.subscrever feeds